Notícias

Tecnologia dos Pneus DUNLOP

Tecnologia inovadora produz modelos sem emendas

As ofertas da Dunlop contam com sistema TAIYO (Sun) System, que proporciona maior estabilidade, conforto e segurança aos veículos de carga e de passeio

Pneus com nível de vibração 30% menor e balanceamento 50% superior aos produtos fabricados por meios convencionais são alguns dos benefícios da tecnologia TAIYO (Sun) System, que oferece pneus sem emendas nas partes de borracha como principal diferencial, garantindo maior precisão e segurança, destinados a todos os tipos de veículos. Além disso, os modelos sem emenda têm o potencial de oferecer maior quilometragem, porque possuem uma construção mais uniforme, que mantém contato constante com o solo e, consequentemente, minimiza o desgaste irregular.

O sistema inovador no mercado brasileiro — desenvolvido pela multinacional japonesa Sumitomo Rubber, detentora das marcas Dunlop, Falken e Sumitomo — consiste na aplicação de finas fitas de borracha de forma automatizada ao longo de sua circunferência. No processo tradicional, as emendas são sobrepostas ao longo da circunferência do pneu, muitas vezes de forma manual.

O método ainda minimiza o acúmulo de massa em alguns pontos do pneu, dando forma a um produto que, após a vulcanização, oferecerá melhor distribuição da borracha e um melhor nível de acabamento. Outra grande vantagem é que a manutenção é feita de maneira simples e convencional: os pneus sem emendas, inclusive, necessitam de menos chumbo para o balanceamento.

Pneu fabricado com a tecnologia TAIYO (Sun) System

  • Maior produtividade
  • Pneus mais redondos
  • Rodagem durável com maior conforto
  • Sem acúmulo de massa em pontos específicos do pneu

Pneu fabricado pelo método tradicional

  • Menos conforto ao dirigir
  • Mais ruído
  • Maior necessidade de balanceamento
  • Acúmulo de massa nos pontos com emenda, o que causa vibrações

Ainda mais vantagens

Em relação ao balanceamento do veículo, a tecnologia possibilita menor necessidade de aplicação de contrapesos, reduzindo a vibração do veículo e diminuindo o ruído causado pelo atrito com o solo. Além disso, a tecnologia TAIYO (Sun) System oferece a possibilidade de produzir pneus com menor resistência ao rolamento, proporcionando economia de combustível e melhor custo-benefício ao motorista.

Para potencializar esse efeito, o motorista também deve estabelecer uma rotina simples, como checar a pressão dos pneus toda vez que abastecer o carro, permitindo mais conforto ao rodar mais quilômetros com a mesma quantidade de combustível. Além disso, a correta checagem dos pneus diminui os custos de manutenção do veículo como um todo, pois aumenta a vida útil dos pneus, das rodas e do conjunto de suspensão.

Para todos os modelos

A tecnologia TAIYO (Sun) System, de pneus sem emendas nas partes de borracha, está disponível a veículos de todas as marcas, sem qualquer restrição técnica. A única recomendação mais importante é seguir as medidas de pneu, índice de carga e velocidade recomendadas pelo fabricante. Para saber mais sobre os modelos e onde encontrá-los em mais de 200 pontos no Brasil, basta clicar em https://www.dunloppneus.com.br/taiyo-sun-system.

Dunlop, sinônimo de pneu

Único ponto de contato direto dos veículos com o solo, os pneus foram inventados pelo escocês John Boyd Dunlop, que desenvolveu o primeiro modelo depois de observar a dificuldade do filho mais novo para andar no seu triciclo com rodas ainda de madeira. A palavra é derivada de “pneumático” (elemento de borracha com ar em seu interior).

Dunlop enrolou as rodas com folhas de borracha muito finas, colou-as e encheu-as com uma bomba de bola de futebol. Assim, desenvolveu o primeiro sistema de almofada de ar da história e lançou os alicerces para o primeiro pneu pneumático.

Ao avaliar uma situação cotidiana, John Boyd Dunlop conseguiu ver uma alternativa que trouxe mais conforto e segurança para os motoristas e passageiros dos veículos, revolucionando o segmento e possibilitando enormes avanços tecnológicos na indústria.

A invenção de Dunlop resultou em um produto mais leve, seguro e confortável como nunca existiu antes. A iniciativa deu tão certo que ele patenteou de imediato a ideia e criou um empreendimento comercial, batizado de Dunlop Pneumatic Tire Co. Ltd., considerada a empresa de pneus mais antiga do mundo.

Menos de um ano depois, a invenção da Dunlop fez sua estreia de competição em duas rodas, permitindo que um corredor pouco conhecido vencesse facilmente os seus rivais mais fortes em uma série de corridas de bicicletas. A vantagem fornecida pelos “pneumáticos” estabeleceu, de imediato, uma característica da herança da Dunlop em esportes motorizados.

Em 1890, Dunlop abriu a sua primeira fábrica em Dublin, na Irlanda, e, três anos mais tarde, a primeira fábrica de pneus na Europa continental em Hanau, na Alemanha. Em 1895, os pneus Dunlop já eram vendidos na França e no Canadá e fabricados na Austrália e nos Estados Unidos. Em 1898, a empresa em crescimento transferiu sua base de Dublin primeiro para Coventry e, em 1902, para instalações com 162 hectares em Birmingham, ambas no Reino Unido – mais tarde conhecidas em todo o mundo como Fort Dunlop.

Em 1910, a Dunlop chegou à Malásia ocidental, criando 20.234 hectares de plantação de borracha. Em 1913, abriu a primeira fábrica japonesa de pneus em Kobe. Em vinte anos, a Dunlop fez com que o pneu de borracha sólida se tornasse obsoleto, tornando-se de pioneira para a primeira empresa multinacional global.

Em 1984, houve a fusão das operações de pneus na Europa e nos Estados Unidos da Dunlop com o grupo empresarial japonês Sumitomo. Em 1999 a Sumitomo e a The Goodyear Tire & Rubber Company acordaram uma aliança global, tornando-se o maior produtora de pneus do mundo. A Dunlop na Europa é agora parte dessa joint venture que abrange seis empresas e está integrada na Goodyear Dunlop Tires B.V.

Graças ao pioneirismo de Dunlop e sua visão de futuro, hoje a marca carrega o espírito criativo e inovador do inventor, figurando entre as mais reconhecidas do mundo. Presentes em mais de 100 países, os pneus Dunlop são produzidos em 12 fábricas do Grupo Sumitomo Rubber.

Onde Estamos

Matriz Goiânia (Auto Center), Av. Anhanguera, nº 7.206 – St. dos Funcionários

Goiânia - Ipiranga (Truck Center | Auto Center), Av. Anhanguera, nº 11.751 – Bairro Ipiranga

Goiânia - Setor Bueno (Auto Center), Av. T-2, nº. 1245, esq. c/av.T-8 – Setor Bueno

Goiânia - Jardim América (Auto Center), Quadra 341 Lote 12/15 – Esquina com C149 – Jardim América

Goiânia - Vila Rosa (Auto Center), Av. Padre Orlando de Morais, nº 1.962 – Bairro Vila Rosa

Goiânia - Parque Oeste (Recapadora) , Alameda Camara Filho, 545 – Parque Oeste Industrial

Anápolis - Cidade Jardim (Auto Center), Av. Brasil Norte – nº 1.829 – Bairro Cidade Jardim

Anápolis - São João (Truck Center | Auto Center), Rodovia BR 153 – nº 3.945 – KM 99 – Bairro São João

Brasília SIA (Truck Center | Auto Center), Indústria Abast. Sul – Trecho 1 – Lotes 810/20

Brasília W3 (Auto Center), SCRS Qd. 515 – Bl. C – nº 4,5 e 9 Pavimento Superior

Cuiabá (Truck Center | Auto Center), CBA - Av. Ayrton Senna da Silva, nº s/n - Rod. BR 364 Km 13 – Distrito Industrial - Cuiabá

Várzea Grande (Truck Center | Auto Center), Av. Ulisses Pompeo de Campos, 953

Água Boa (Auto Center), Rua 01, 2.130 - St Industrial I, Água Boa - MT, 78635-000

Barra do Garças (Auto Center), Av. Mato Grosso, 417

Primavera do Leste (Auto Center), Av. São Paulo, 450 - Jardim Riva, Primavera do Leste - MT

Rondonópolis (Auto Center), Avenida Dom Wunibaldo esquina com, R. Fernando Corrêa da Costa, 654 - Centro, Rondonópolis - MT

Campo Grande (Auto Center), Rua 14 de julho, 530, Jd. Alvorada

Palmas (Auto Center), Av. Joaquim Teotônio Segurado, S/N, Qd 10, Lt. 04, Plano Diretor Sul

Araguaína (Auto Center), Av. José de Brito, 175 - St. Anhanguera, Araguaína - TO, 77818-530

Mapa do Site